Saí de casa a correr, já um pouco atrasada... Dormira algumas horas - poucas - mas corri para a garagem para me fazer à estrada, pois o motivo era... energeticamente estimulante.
Passadas algumas saídas forçadas da auto-estrada para inverter as marchas erradas e uma hora, cheguei ao Centro de Congressos do Estoril.
Por lá, aguardava-me um dia inteiro de Conferências no âmbito da Sustentabilidade em diversas áreas, já que este conceito é transversal a tudo na nossa Vida. Na 3ª edição do Green Festival, seriam vários os oradores, nacionais e internacionais, que iriam estar a falar para uma audiência diversificada - professores universitários, estudantes, empresários, executivos de grandes empresas, engenheiros e arquitectos, gente das artes e das novas tecnologias, psicólogos, entre muitas outras espécies da nossa fauna social.
Toda esta Biodiversidade tinha em comum uma única palavra: Sustentabilidade. Palavra que esteve na ordem do dia. Aliás, para quem não sabe, este mês de Setembro é dedicado à Sustentabilidade embora, no meu caso, procure dedicar todos os dias da minha vida à Sustentabilidade, já de há muitos anos a esta parte, por via do ambiente. Dou o meu pequeno contributo básico de quem se preocupa com a Casa Mãe onde vive: o Planeta Terra.
Foi um dia fabuloso! Gente diversa, oradores e temas interessantíssimos!
Muita informação, muitas horas de apresentações cheias de energia, sabedoria, inovação e Futuro!
De tudo o que consegui apreender pude resumir em alguns aspectos que aqui partilho e que acho que extrema importância para orientar ou re-orientar a forma como vivemos:
- Todos nós - cidadãos, empresários, agentes de inovação e investigação, professores e alunos, políticos, eclesiásticos - todos, mas todos somos UM e a responsabilidade do que o Planeta poderá ser no Futuro próximo depende de cada um de nós;
- Pensar no assunto não chega. É preciso agir! Mesmo que seja pouco, mesmo que não saiba ou conheça muito bem, o importante é começar e pedir ajuda se for caso disso;
- Responsabilidade por parte dos agentes de comunicação e marcas na no conteúdo e na forma da mensagem que veiculam. GreenWashing Não. Be Green. Com Honestidade, Coerência e Consistência, em todos os meios de comunicação utilizados. Senão, não passará de um bluf nada ecológico e levará à desconfiança por parte dos agentes consumidores;
- A responsabilidade das Marcas neste tipo de comunicação tem o desafio de continuar a comunicar a verdade com Criatividade e Inovação. E sim, é possível.;
- Para além dos Políticos, são os Anunciantes, as Agências e os Meios os agentes económicos mais importantes nesta mudança de padrões de exigência da Comunicação Verde ou do chamado Green Marketing. A Sociedade exige Coerência e Honestidade. Só assim, podemos levar a uma mudança de comportamentos...;
- Ontem, já era tarde. Não deixa passar mais um dia para melhorar o Amanhã. Faça. Faça Hoje! Descomplique. por pouco que seja, faça. Comprometa-se com a Simplicidade e evite os Vendedores de Dificuldades. Recicle, Resumo o consumo de Recursos - não só em casa como no local de trabalho - use menos o carro/mota e mais transportes públicos, não suje as ruas, reutilize materiais. Isto parece pouco, mas vai fazer a diferença.
Esta, foi uma entre muitas das mensagens que Jaime Lerner - Arquitecto, ex-presidente da Perfeitura de Curitiba e actualmente, também Conferencista - nos deixou com a sua eloquente e bem-humorada apresentação.
Esta, foi uma entre muitas das mensagens que Jaime Lerner - Arquitecto, ex-presidente da Perfeitura de Curitiba e actualmente, também Conferencista - nos deixou com a sua eloquente e bem-humorada apresentação.
Uma das apresentações da manhã terminou com uma mensagem muito original que vou tentar replicar aqui:
"A Terra Não tem Voz e Eles não Acedem
ao Facebook
nem frequentam
o Twitter para
emitirem a sua opinião"
emitirem a sua opinião"
Aprendi muito, e tenho muito para aprender. Mas dei mais um passo. Significativo. Conheci
pessoas, recolhi informação, criei opiniões mais sustentadas, vislumbrei caminhos.
Saí cansada, mas leve... feliz... e mais sustentável.
pessoas, recolhi informação, criei opiniões mais sustentadas, vislumbrei caminhos.
Saí cansada, mas leve... feliz... e mais sustentável.
Love,
Take Care,
Birdie
Mais sobre a Conferência: Cidades Sustentáveis, que contou com a presença de Jaime Lerner
No comments:
Post a Comment