Há uns dias atrás, estava em frente ao computador a concluir um trabalho com três colegas. Tratava-se de um artigo sobre as novas formas de usufruir do tempo a dois.
Numa sociedade cada vez mais dinâmica e competitiva, onde se tenta combinar num shaker de emoções, a gestão dos prazos escassos, os compromissos sociais, o acompanhamento dos filhos, a casa, compras, família e amigos, e o "nosso" tempo, torna-se difícil digerir este Mix Urban-Tech.
Já que a mobilidade suga por completo as barreiras entre espaço de trabalho e espaço pessoal, onde fica afinal... o Romantismo? Ainda há espaço e vontade para se ser Romântico? E se há, como é o Romantismo do século XXI?
O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico que surgiu na Europa nas últimas décadas do século XVIII, tendo perdurado uma grande parte do século XIX.
Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo.
Mais tarde, o Romantismo passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo.
Se o século XVIII foi marcado pela objectividade, pelo Iluminismo, e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo "Eu".
E foi neste ponto que questionei as minhas colegas, que partilhavam entre si alguns dos precalços das suas relações pessoais.
Ainda acreditam que há espaço para o Romantismo? Ou este transformou-se numa daquelas peças de "roupa velha" que colocamos no Baú e deixamos de usar porque caiu em desuso?
As opiniões dividiram-se...
Curiosamente, a mais irreverente de todas, demonstrava afinal ser a mais romântica, enquanto que a tida como mais conservadora, se mostrou bem mais "apática" em relação a certos comportamentos mais "amorosos", considerando-os até um pouco ridículos e antiquados... Por exemplo, o celebrar um aniversário de namoro, um jantar romântico com troca da prendas, oferta de flores... etc.
Com as hostes divididas, optei por lançar mais umas "achas" para a fogueira, e coloquei uma outra questão... Sabendo que ambas trocam SMS's matinais com as respectivas caras-metade, perguntei como "arrumavam" este tipo de... "comunicação amorosa": no baú cheio de roupa demodé, ou num eventual gesto de "romantismo do Sec. XXI" ?
E as trocas de emails?... E os postaizinhos virtuais? E a troca de sinais no msn?...
Serão estas as novas formas de demonstrar ao outro o quanto se gosta? Será que o Romantismo se pode medir pelo número de SMS's trocados pela manhã, ou pelas pequenas discussões quando o outro nao responde à mensagem no messenger? Ou pelo cartão virtual esquecido, frustrando o outro porque se sente o único a não ter nada para colocar no seu Desktop no dia de S. Valentim? E sem esquecer o envio daquela música especial, em MP3...
Fez-se silêncio por alguns instantes e, pouco tempo depois, demos uma valente gargalhada.
Desta vez, houve unânimidade...
Afinal, o Romantismo veio para ficar...
Podem não existir flores naturais. Podem não existir caixas de bombons enfeitadas com laçarotes gigantes em tom de amarelo metalizado, ou ursinhos de "pelúcia". E podem até nem existir jóias ou viagens... Mas o mínimo, o mínimo tem de existir!
Uma troca de Bites & Bytes amorosos, onde até os confusos algoritmos frios e impessoais se tornam, por momentos, nos mensageiros de todas as emoções e dos sentimentos humanos mais profundos...
Definitivamente, Love is in the Air, e é cada vez mais Wireless! ;)
STRESS AND THE CITY - Living in a big City can be fantastic but also overwhelming. Since I moved to London, I've been living some of the most challenging moments of my Life. I'm bringing my experience of moving here alone, with nothing but the certainty of how much I wanted to stay and develop myself here. My posts will touch thoughts, personal and professional experiences, failure and success, new and old friends and how much all this is shaping the person I'm becoming.
Change to English or other language
Sunday, January 21, 2007
Love is in the... Wireless!
Labels
Amor,
Emoções,
Romântico,
Romantismo,
Sentimentos
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Countries & Cities Where I've Been.
- Create your own travel map or travel blog
- Great vacation rentals at TripAdvisor
No comments:
Post a Comment