Change to English or other language

Monday, May 01, 2006

O Caldo Cósmico...

"Tens as cartas todas na mão!", dizia-me hoje um amigo de longa data, que me conhece como a palma da sua mão...
Tenho as cartas todas na mão... como tudo isto faz sentido! Mas... e agora??... São cartas de todos os "naipes" da Vida, e o Trunfo acontece, não se estabelece no início do jogo, como aqueles que jogava com amigos, nas longas tardes de Verão...

Neste jogo, nãoregras estabelecidas. Não há um regulamento. Cada "cartada", resulta numa boa ou má jogada... É assim, um jogo de Sorte e Azar, onde uma vezes somos vencedores, outras vezes vencidos. Onde os jogadores são muitos, e por vezes não sabemos distinguir quem é nosso parceiro e quem não o é.

E agora? Tenho as cartas todas na mão... que faço com elas?...
Num jogo sem regras, onde o Mundo é o Tabuleiro complexo onde as peças se movimentam, e em que todos somos jogadores, percebi que o melhor é mesmo ir jogando, sem pensar se vencemos ou se somos vencidos.

Em vez disso, simplesmente aprender e tirar o máximo partido da possibilidade que nos foi dada de participar nesta "jogatina", e ir rodando de "casa-em-casa", pensando que, comprar a "Av. da Liberdade" ou um "Petroleiro" até pode ser sensacional, e que podemos estar perto. Mas se não acontecer... divertimo-nos imenso só por tentar, e demos o nosso melhor.

Deixemo-nos de planos complexos e rigorosos. Porque por muitos planos que se faça, acabamos por sair noutro apeadeiro. E muitas vezes, só mais tarde descobrimos que nos fascinou ainda mais do que aquele que estava inicialmente previsto no nosso plano-mental.

Há que despertar e libertar a mente, estar atento às pequenas coisas que nos acontecem no dia-a-dia, pois se estivermos realmente atentos, saberemos, mais cedo ou mais tarde, qual é afinal a altura de jogar cada uma das cartas que dispomos, no seio deste jogo Universal no qual nos encaixamos - o Caldo Cósmico...

Stress and the City, no YouTube

Loading...

Countries & Cities Where I've Been.