Change to English or other language

Sunday, August 21, 2011

Mudança

Uma mudança ou transformação pressupõe uma alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação futuros, por razões inesperadas e incontroláveis, ou por razões planeadas e premeditadas.

Mudar envolve, necessariamente, capacidade de compreensão, bem como a adopção de
práticas que concretizem o desejo de transformação. Isto é, para que a mudança aconteça, as pessoas precisam estar sensibilizadas por ela e agir na direcção de alterar o rumo e/ou situação em que se encontram.

Perceber a dinâmica das mudanças é uma necessidade, é uma questão de sobrevivência e uma maneira de visualizar melhor o futuro, já que os novos tempos exigem uma nova postura de pensamento. 

Vivemos um momento de transição. Vivemos ainda num mundo que está a acabar, desmoronando-se aos poucos. Mas há um outro mundo que está a iniciar-se. 

É difícil lidar com a mudança. Na maioria das vezes, as pessoas, naturalmente, costumam agir de forma defensiva, com temor ou rejeição.

As mudanças sociais, políticas, económicas, tecnológicas, culturais, ecológicas, etc., que acontecem ao longo da vida fazem com que a vida não seja um caminho linear, mas sim que as pessoas a percorram livres e desimpedidas.

Tudo isto para dizer que, também eu num momento de grande mudança - talvez uma das maiores na minha vida - estou a adaptar-me, a viver intensamente as pequenas transições que me vão colocando neste caminho que pretendo percorrer. Estou sensibilizada e quero muito esta mudança. Não tenho medo. Não tenho saudades. Não guardo rancores. Não levo fúrias ou contrariedades. Não levo medo, nem desespero. Não acumulo arrependimentos nem casos mal resolvidos. 
Sigo livre, desimpedida, desprendida, pronta para viver intensamente o que a vida me for apresentando, sabendo no entanto o que quero e o que não quero.  

Estou feliz com a mudança. Sinto-me viva, cheia de esperança com o que aí vem e com vontade de tudo fazer para percorrer este caminho que todos os dias me traz algo de novo. Está a ser uma descoberta. Descoberta de vida, mas acima de tudo, descoberta sobre mim mesma. Descubro quem realmente sou. Descubro a força que afinal explode dentro de mim. Revivo a alegria com que contagio quem está comigo. E redescubro o prazer de viver intensamente a vida de acordo com os meus valores, vontades e disponibilidade. 

Não receio. Não temo. Parto livre, aberta a todas as experiências e preparada para as tempestades, mas sempre com a bonança no horizonte do meu olhar.
Por isso, também este Blog mudou. Mudou de cores, mudou de espírito, e vai ser o meu ponto de partida para a partilha das experiências que for vivenciando. 

Love.
Take care, 
Birdie

Stress and the City, no YouTube

Loading...

Countries & Cities Where I've Been.