Change to English or other language

Tuesday, April 29, 2008

Nasce um Partido

E porque no Post anterior me referi aos Sonhos, e à importância de cada um de nós Sonhar e aspirar mais longe, não poderia deixar de partilhar a notícia tão aguardada.

Os Sonhos, os Ideais, fazem o Mundo girar, crescer, e continuamente renovar-se. A esperança também se renova a cada dia. E Eduardo Correia, provou a tudo e a todos que por vezes o Impossível apenas existe no Comodismo de cada um.

Deixo-vos o artigo que marca o mês de Abril de 2008, em Portugal. A Esperança Renova-se... "Eles Não Sabem Nem Sonham... ".

Obrigada Eduardo, por nunca desistires do Sonho de Mudar Portugal!
Dedico este texto à Carina, que soube acreditar, seguir em frente com força e elevação, e que por todos nós nunca desistiu de concretizar com muito esforço, um dos muitos Sonhos partilhado por muitos, mas que poucos levariam a cabo...


"Eduardo Correia, fundador do Movimento Mérito e Sociedade, entregou hoje à tarde no Tribunal Constitucional 8.400 assinaturas para dar início ao processo de constituição do seu partido

O fundador do movimento, professor no ISCTE, e director da Business School da mesma instituição, não se revê nas orientações políticas nem da Esquerda nem da Direita e defende até que todos os deputados deveriam ficar misturados na Assembleia, em vez de segmentados pelos partidos que representam.

A constituição do partido Movimento Mérito e Sociedade é «o final da primeira etapa» para o professor universitário, que nunca tinha estado activo na política, e que agora pretende levar o seu novo partido às eleições legislativas e europeias de 2009.

Esta tarde foram entregues as assinaturas para ser formalizada a constituição do partido, um pouco mais do que as 7.500 obrigatórias, para garantir que tudo está correcto. Presentes à entrada do Tribunal Constitucional estavam cerca de duas dezenas de apoiantes do Movimento - que foi difundido essencialmente pela internet -, muitos dos quais não se conheciam antes deste encontro.
Passaram apenas alguns meses desde o início da recolha das assinaturas e um ano depois de ser tornado público o manifesto que Eduardo Correia escreveu em Setembro de 2005, com o nome de Manifesto Mérito e Sociedade.

«O MMS tem por missão transformar Portugal numa sociedade mais eficiente e inovadora, que possibilite um melhor e mais agradável estilo de vida» , afirma o professor.



Friday, April 25, 2008

Pobres Daqueles Que Deixaram de Sonhar...

Pedra Filosofal

Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,

como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso,
como este ribeiro manso
em serenos sobressaltos,

como estes pinheiros altos
que em verde e oiro se agitam,
como estas aves que gritam
em bebedeiras de azul.

eles não sabem que o sonho
é vinho, é espuma, é fermento,
bichinho álacre e sedento,
de focinho pontiagudo,
que fossa através de tudo
num perpétuo movimento.

Eles não sabem que o sonho
é tela, é cor, é pincel,
base, fuste, capitel,
arco em ogiva, vitral,
pináculo de catedral,
contraponto, sinfonia,
máscara grega, magia,
que é retorta de alquimista,

mapa do mundo distante,
rosa-dos-ventos, Infante,
caravela quinhentista,
que é cabo da Boa Esperança,
ouro, canela, marfim,
florete de espadachim,

bastidor, passo de dança,
Colombina e Arlequim,
passarola voadora,
pára-raios, locomotiva,
barco de proa festiva,
alto-forno, geradora,
cisão do átomo, radar,
ultra-som, televisão,
desembarque em foguetão
na superfície lunar.

Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre as mãos de uma criança.

(António Gedeão)


Wednesday, April 16, 2008

A Cocoon Day Trip...

Ouço ao fundo um barulho intermitente, miudinho e irritante que lentamente me desperta o nível do Consciente da mente adormecida. Não quero acreditar... Amanheceu! Ou melhor, o Sol está quase a rebentar no horizonte. Vislumbro a linha do Tejo de forma pouco nítida... Mal consigo abrir os olhos.
Não é possível que a noite já tenha passado!?!

Dirijo-me para o Despertador nº2 - um daqueles despertadores antigos mini-size, verde-alface, tão pequeno que ainda me faz pensar como é possível que consiga reproduir aquele som estridente e terrível. Deixo-o afastado da cama de propósito, porque só assim me consigo levantar...
Que alívio! Desliguei o Verme, olhei bem para os ponteiros e definitivamente: não havia engano. Estava na hora de me levantar...

Pensei que só mais uns 15 minutos não iriam afectar o meu ritual matinal... se não fosse o facto de em vez de 15 terem passado quase 45 minutos...
Acordei de repente com o barulho de trânsito tardio. Quando olhei para o telemóvel perto da cama, saltei apressada e... fiquei mais verde que o meu pequeno Verme nº2!
Voeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei!!!! Literalmente!

Duche
à velocidade de chuva intensa, vestir várias peças de roupa em simultâneo ao mesmo tempo que vou andando pela casa para tentar chegar ao estúdio,
(não aconselho a experiência, é devastadora...) onde ainda tenho cumprimentar o Looney e dar a primeira paparoca do dia.
Corro para cozinha onde num movimento rápido abro e fecho o frigorífico para levar a dose de fruta do dia, enquanto engulo apressadamente o chá e uma fatia de Prokorn.

Detesto começar o dia a correr, quando ainda mal abri os olhos. Detesto acordar assim, com a sensação de que o Tempo me escorre pelos dedos como água! Detesto! E fico mal disposta!! Sim, fico! Com mau-feitio, chata, e é um daqueles dias de "não me digam nada!".

Ok, finalmente, não sei como, consegui! estou atrasada 20 minutos, recuperei algum tempo, mas... a sensação de "Urgência - Red Alert - SOS!" não diminuiu.
Despeço-me do Looney em voz alta - como se ele me conseguisse ouvir do fundo do aquário... - e saio porta-fora onde entre as duas voltas da chave na porta e o colocar os plásticos no Eco-Ponto do piso (hoje é o dia de Plásticos), chamo o elevador para não desperdiçar mais tempo.

Entro
, e desço a uma velocidade ligeira onde só falta a colectânea de musiquinha irritante com canções do Stevie Wonder, melodiosamente tocadas por um computador descaracterizado, sem voz, que reproduz um estilo meio Easy-Listening... Defendo-me desta "imagem sonora" (ou pavorosa) e puxo do meu iPod.
Saio do elevador já a debitar uma das minhas playlists favoritas, e recomeço a corrida!
É ele!!
é ele!! Já lá vem!! Corro, corro, corro, e lá consigo entrar no 28 completamente atolado - porque já é mais tarde. Está a rebentar pelas costuras, mas entrei! Vou completamente esmagada contra a porta, mas consegui!! Vitória!! Yuuupiiiiiiiiiiiii!!

Comecei a dissecar um pouco melhor o lugar onde me encontrava. Espera lá: estas portas abrem para dentro... para onde vou ser "atirada" na próxima paragem????? AAARRRGH!!!!
Comecei a sentir falta de ar, estava quase a sufocar! Porque raio não abrem uma única janela no autocarro???? Além da mescla de cheiros, falta-me o ar!!! Há gente a mais, para tão pouco ar!!! SOCORRO!! Tirem-me deste filme!
Foi neste momento que o autocarro fez uma travagem brusca! Senti um forte embate de costas na dita porta do autocarro, ao mesmo tempo que fui projectada para cima de um monte de gente, que em jeito de dominó, ia sofrendo compulsivos embates fortes. Resultado: muitos gritos, muitos pisões, uma zaragata entre duas senhoras do fundo, e... mais espaço!!!! YEEESSSSSSSSS!!!
Depois disto, tirei as primeiras conclusões interessantes da manhã: nem todos os acontecimentos menos bons resultam em algo totalmente desastroso...
No entanto... relembrei os motivos pelos quais não gosto de andar de autocarro...

Finalmente, o Metro!

Num instante estava em frente ao meu computador a trabalhar...
Fui buscar o primeiro café do dia para abrir a pestana.
Mal me levantei da cadeira, arrastei uma pilha de papéis que tinha acabado de ordenar para o chão, aos quais se seguiram umas canetas...
Apanhei tudo, respirei fundo, contei até 3 e lá fui buscar o café... Cheguei, e o telefone tocava. Corro para apanhar a chamada, tropeço num fio e entorno o café pela mesa! Fantástico!
Perdi a chamada, só tive tempo de levantar o portátil para que no meio de tanto caos, não o acabasse por fritar em café...
OK, vejamos a coisa pela positiva mais uma vez: muitas das folhas ficaram ensopadas em cafeína! O trabalho vai concerteza ser MUITO mais produtivo! Quero acreditar nesta Tese, para contrariar a Antítese do meu dia...

Passados 15 guardanapos e 4 lenços de papel, acrescidos de uma limpeza ligeira com um pano húmido, tudo parecia voltar ao normal... Parecia...
A tarde já se aproximava do fim, e o sono foi uma constante no dia ("tal como o Sonho é uma constante na Vida... "). Quando me preparava para desaparecer, soou mais um alarme... o IRS!!!! Damn!!!
O IRS!!!!! Deu erro.... E tenho de voltar a tentar submeter o ficheiro que entretanto gravei...
Não acredito... Tavez seja um problema do Mozilla vou tentar com o Explorer! A esperança voltou, e lá voltei ao computador...
Só mais 15 minutos quem sabe, e resolvo isto! Pois... começava a ser um Dejá-Vù... Passaram 45 minutos, e o filme da manhã regressára ao meu écran mental...

A noite já ia longa quando cheguei a casa... depois do atraso matinal, da corrida e do autocarro, do Metro, do café entornado, das folhas com cafeína, do IRS, e ainda o workshop de Make-up, o supermercado, e uma passagem no Casino a caminho de casa para ver uns amigos, estava outra vez pronta para adormecer...
Que dia...

Não sei o que passou mais depressa: se a noite anterior ou o dia que estava a terminar...


Saturday, April 05, 2008

A Maior Empresa do Mundo

"Posso ter defeitos, viver ansiosa
e ficar irritada algumas vezes,
mas não me esqueço que a minha Vida
é a maior empresa do Mundo,
e posso evitar que ela vá à falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões
e períodos de crise.

Ser feliz, é deixar de ser vítima dos problemas,
e tornar-se num autor da própria história.
É atravessar desertos fora de mim, mas ser capaz de
encontrar um oásis no recôndito da minha Alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz, é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de mim mesma. É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?
Guardo-as todas, um dia vou construir um Castelo..."

Fernando Pessoa

Countries & Cities Where I've Been.